[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry #13



Sinopse: Livro de criança? Com certeza!  
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi. O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retorna os sonhos.  Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.
Editora: Agir | Páginas: 93 | Ano de lançamento: 1952 | Gênero: Conto, Infantil. 

Sabe quanto tempo demorei para ler este livro? Menos de três horas e, com pausas. Já passavam das vinte e duas horas quanto comecei a lê-lo, não senti sono, apenas devorei a linda e singela história.

O Pequeno Príncipe é mais que um livro infantil. Acredito que é essencial para todos nós adultos também, pois as incríveis mensagens e lições por trás das palavras de uma criança ensinam que quando crescemos deixamo-nos consumir pela seriedade. Mostra que o adulto se deixa levar excessivamente pelos afazeres, perdendo assim a cor da vida e a própria inocência. Adquirindo também a incredulidade.




Logo no início do livro o Pequeno Príncipe faz indagações sobre o que é realmente importante. Sua inocência de criança se revela incrivelmente mais sábia que a razão de um adulto cético.

A história sobre a jornada do nosso protagonista, mostra a imperfeição que muitos de nós carregamos; o excesso de egoísmo; de vaidade; de falta de sobriedade... Mas quando ele finalmente chega a terra, mais do que o homem ou a sábia serpente, foi a raposa quem me cativou.

Tornei-me fã da raposa. A lição passada por ela, para mim, foi bem interessante. Pois ela ensina que quando alguém é cativado, há responsabilidades envolvidas. Contudo, houve algo que me comoveu mais...

A dedicação do Pequeno Príncipe por seu planeta e por sua Rosa, a quem foi integralmente fiel, me deixou encantada. Pois, mesmo ele sabendo dos defeitos, mesmo tendo se decepcionado com ela, ele continuou protegendo-a, amando-a. Vejo por de trás das palavras um marido imensamente apaixonado por sua linda esposa.

Acredito que todos precisamos aprender com este livro. Super indico e recomendo a todos!!


Citações favoritas:

"Se tu vens, por exemplo, às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar meu coração... É preciso que haja um ritual.Se tu vens, por exemplo às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz!"
"(...) Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela sua rosa..."
"O que eu vejo não passa de uma casca. O mais importante é invisível..."
"- Os homens do teu planeta (...) cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram... (...) - E no entanto, o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa... (...) - Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração..."

Um grande abraço e boas leituras!     Por: Geisi. 0/ 

10 comentários

  1. Olá,
    Ja vi muito desse livro, porém não chegar a minha vontade de ler ele, achei que seria apenas uma história infantil qualquer mas ao ler a resenha, fiquei bem impressionada com a história, de como uma criança poder fazer um adulto mudar de ideia sobre a vida é realmente me encantei pelo livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Geisi, é bom quando pegamos uma obra e somos conquistadas por ela e O pequeno príncipe que é um clássico, que fico triste de dizer que ainda não li, parece ser encantador <3 Amei a resenha e os quotes e vou me corrigir e procurar ler essa história que parece ter tanto a ensinar ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Geisi ;)
    Já li esse clássico há uns anos no colégio, e foi um livro que me marcou bastante. É aquele livro que sempre é bom reler, porque cada vez aprendemos um ensinamento diferente!
    Lembro que também gostei muito da raposa, que passou lições valiosas e essenciais. Cada personagem é único na verdade.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Acredita que não li ainda esse pequenino livro? Pois é, tenho ele aqui, mas não me sinto preparada pra ler.
    Parece mesmo ser uma história linda e fico encanta sempre que vejo quotes desse livro.
    Esse livro parece nos mostrar um ensinamento e tanto.
    Vou ler em breve esse clássico, com certeza.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  5. Olá! Já li esse livro faz um tempão, e ele é realmente lindo, trata de uma história para qualquer tipo de público, com uma mensagem que possui um valor imenso, amo tanto que no ano passado adquirir uma nova versão com capa de luxo, que é simplesmente linda, é impossível não se apaixonar por essa historia que ultrapassa gerações.

    ResponderExcluir
  6. ola por incrivel que parece nunca li esse livro acho que sou a unica todas as pesoas que ja vi falar dele fala bem entao realmente precisoa cler rsrs
    adicionado com sucesso beijos amo suas resenhas

    ResponderExcluir
  7. Oiee!
    Pasmem, nunca li esse livro :O
    Sim, produção, tenho o livro na minha estante tem uns três anos, mas cadê ler? Sempre acabo passando outros na frente, sei mais ou menos da história (quem não?), porém ainda preciso dos detalhes que só a leitura pode me mostrar. Vamos ver se esse ano consigo enfim conferir essa obra e ter minha própria opinião.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Geisi!!
    Adorei a indicação dessa história tão encantadora!! Os trechos selecionados por você são prefeitos!! Amei "O que eu vejo não passa de uma casca. O mais importante é invisível..."
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Quem não é apaixonado por esse livro não tem coração, uma história super linda!
    Meu exemplar é bem antigo e estou querendo comprar outro para guardo e ler sempre!
    Melhores trechos! <3

    ResponderExcluir
  10. Reli ele pela terceira vez no comecinho desse mês, e adorei!
    É sempre uma fofura e com grandes lições, apesar das poucas páginas.
    Ah, esse principezinho encanta como ninguém!
    Bjss

    ResponderExcluir

Topo